História do Café e o que é um Barista

É com grande prazer que aceitei escrever para este incrível site que aborda a cultura de A&B, com ele vamos aprender um pouco mais sobre sabores, aromas, cores, diversidade cultural entre outros. O tema que abordarei neste site é o Café, a bebida mais consumida do mundo perdendo apenas para a água. Então vamos começar do princípio, com um pouquinho de história que no meu ver é uma das coisas mais fantásticas do mundo, porque tudo tem uma história, tudo tem um começo, uma descoberta. Sejam todos muito bem vindos ao mundo do café!

Vamos começar com uma breve história do café e do que é um barista.

História
Diz a lenda que o café foi descoberto há aproximadamente mil anos atrás na Etiópia, por um pastor árabe, chamado Kaldi. Certo dia, o pastor observou que enquanto a maioria das cabras de seu rebanho ficava quieta ao seu redor, algumas fugiam para a montanha e ao voltarem se comportavam sempre de maneira excitada, correndo intensamente pelas colinas. Um dia o pastor seguiu-as até o topo da montanha e ingeriu os pequenos frutos vermelhos que as cabras estavam mastigando. O resultado foi impressionante. O pastor tornou-se uma pessoa alegre e excitada. Os efeitos dessa planta logo se difundiram e muitos passaram a ingeri-la. Como os frutos secavam ao serem transportados, os pastores decidiram preparar uma bebida com os mesmos. Os frutos foram colocados em água quente, para ajudar a combater o frio das noites de vigília. Foi criada uma das mais populares bebidas da história, o café. Como outras comidas e bebidas tem várias histórias, o café também é assim , esta é a mais difundida, e minha preferida, mas escolha a qual lhe agrada mais sempre tomando um bom café.

Kaldi

O Barista
Profissional de extrema importância para um café perfeito ele é tecnicamente qualificado e habilitado para preparar e servir café e bebidas à base de café, sendo o Espresso o seu principal foco. A profissão de barista surgiu na Itália, décadas atrás, junto com a máquina de café espresso (apesar da máquina de café espresso ter sido criada na frança e apresentada numa feira de invenções, foram os italianos que aprimoraram as máquinas e hoje são os melhores do mundo na sua fabricação). No Brasil, este especialista só ganhou força nos últimos anos, graças ao aumento no consumo da bebida e à exigência dos consumidores na hora da degustação. O barista é o responsável por transmitir sensibilidade, doçura e a arte do café. Assim, este profissional deve saber servir um café espresso como ninguém. Além disso, o bom barista também tem conhecimento de toda a cadeia produtiva de café, estudando a respeito das espécies, regiões produtoras, diferentes formas de manejo, todos os processos do beneficiamento até a torra, passando pela elaboração do blend, além de dominar tecnicamente uma máquina para café espresso e o seu moinho.

Na próxima matéria vamos explicar a grafia de Espresso, o porque ele é escrito com s e não com x e o método correto de fazer seu café em casa usando os tradicionais filtros de café, não percam.

Cássio Barbosa

 

Tags

Deixe seu comentário

    • IARA PUREZA
    • 16 de maio de 2013
    Responder

    Caro Cássio,
    Adorei essa primeira matéria. Muito didático, breve, deu o recado. Já estou ansiosa pela próxima. Parabéns e obrigada. Iara

  1. Responder

    Muito Bom!

    Gratificante, isso faz com que Obtenhamos mais conheçimento e prazer em servir um bom café,

    • Responder

      Bom dia Emerson, fico muito feliz que tenha gostado, em breve publicaremos novas matérias…caso tenha alguma dúvida ou curiosidade não deixe de nos escrever…
      Grande Abraço!

      Cássio