Borbulhas brasileiras para final do ano 

O Brasil tem conquistado seu espaço na produção de vinhos espumantes de alta qualidade, e explorar as opções locais pode proporcionar uma experiência muito gratificante. A variedade de espumantes brasileiros é tão extensa que é difícil imaginar que os diferentes tipos de paladares, sejam mais ou menos exigentes, não encontrem um que seja do seu agrado. No país são elaborados espumantes dos mais variados estilos, utilizando diferentes métodos de produção, uma diversidade de tipos de uvas e que variam desde muito secos a muito doces. Portanto, nestas festas, por que não brindar com um espumante nacional?

É importante destacar que essas bebidas deixaram de ser restritas a ocasiões festivas e passaram a ser apreciadas em diferentes momentos ao longo do ano. No entanto, sempre que se aproximam as festas de final de ano, é inevitável receber perguntas e solicitações de dicas de vinhos espumantes. Por essa razão, escolhi três opções entre os espumantes nacionais que degustei nos últimos trinta dias. São lançamentos deste ano de 2023, os quais gostei e recomendo.

O primeiro espumante é da Vinícola Gaúcha Fabian, um Nature Sur Lie que foi elaborado pelo método tradicional com uvas Chardonnay e Pinot Noir e engarrafado no dia 25 de junho de 2020 e permaneceu com as leveduras após a segunda fermentação, daí o termo “sur lie”, que significa sobre as borras. O espumante foi recentemente degustado, portanto passou mais de três anos com esse processo de envelhecimento.

O espumante possui uma boa intensidade e complexidade aromática, com aromas que lembram frutas secas como damasco e figos, notas de avelãs e amêndoas e os típicos aromas produzidos neste tipo de envelhecimento, os por vezes chamados de panificação como leveduras, brioche, pão tostado, entre outros. Um vinho com bastante volume de boca, intenso e uma boa cremosidade produzida por pequenas e abundantes borbulhas e acompanhadas de uma boa e refrescante acidez. O sabor é marcado pelas frutas e frutos secos, além do pão tostado, que também foram percebidos nos aromas e com um retrogosto longo, complexo e agradável.  Gostei muito deste espumante. Não tinha provado vinhos desta vinícola, mas com certeza procurarei provar os demais.  

O segundo espumante vem da Serra Gaúcha, elaborado pela Vinícola Valmarino, que produz vários tipos de espumantes e de ótima qualidade. Trata-se de um Blanc de Noir Brut, ou seja, um vinho branco elaborado a partir de uvas tintas, neste caso, com uvas Pinot Noir da safra 2021. Este produto faz parte dos primeiros espumantes lançados com o selo da recentemente aprovada Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira, exclusiva para a elaboração de vinhos espumantes. 

Elaborado pelo método tradicional e com 22 meses de maturação, este espumante apresenta aromas delicados e frescos, destacando-se frutas como maçã, pera, ameixas amarelas e cítricos, com leves notas de mel, leveduras e pão. Na boca, revela-se muito fresco, com boa acidez, borbulhas finas e leve untuosidade. As frutas e as notas de mel descritas nos aromas também se manifestam neste momento, além de algumas frutas secas como damasco, notas amanteigadas e de pão tostado. Tudo neste espumante exibe um excelente equilíbrio. É um espumante elegante, persistente e agradável. 

E o terceiro espumante é de São Joaquim, em Santa Catarina, elaborado pela vinícola Leone di Venezia, um rosé de uvas Sangiovese produzido pelo método clássico, também na categoria nature sur lie, assim como o primeiro espumante indicado.

Possui uma boa expressão aromática, com predominância de frutas vermelhas, principalmente cerejas, e notas florais que evocam hibiscos, entre outras flores, com sutis aromas de leveduras e pão tostado. Na boca, revela-se notavelmente seco, sendo estruturado, de boa acidez e borbulhas finas e abundantes. As frutas vermelhas, ao igual que no nariz, estão bem presentes e acompanhadas de notas tostadas e de frutos secos com um longo final de boca. É uma boa opção para quem aprecia rosés um pouco mais encorpados. 

Espero que tenham gostado das dicas e que desfrutem da qualidade dos espumantes nacionais. Desejo que 2024 seja um ano repleto de paz, amor, prosperidade e, é claro, regado com bons vinhos. Saúde!

Mario Leonardi.

Tags

Deixe seu comentário