3ª Vindima de Altitude é ampliada para atender grande público

Circuito cultural itinerante vai acontecer durante todos os finais de semana de março

A 3ª Vindima de Altitude – Festa da colheita das uvas de altitude de Santa Catarina – será realizada em março, mas com uma importante novidade em relação às edições anteriores: os eventos culturais irão acontecer durante todo o mês, de 4 a 27, sempre nos finais de semana (de sexta a domingo). “O sucesso do ano passado fez com que ampliássemos o evento, para atender a grande demanda de público”, afirma Acari Amorim, presidente da Vinho de Altitude – Produtores e Associados, entidade promotora da festa.

IMG_3596

O evento já está se consolidando como um grande circuito cultural itinerante e gratuito, já que serão cerca de 30 apresentações com atrações somente de Santa Catarina: música (erudita e instrumental, jazz, choro, MPB, nativista, entre outras), além de dança contemporânea e folclórica, e poesia. A programação está sendo finalizada e será divulgada em breve.

Como no ano passado, as apresentações irão acontecer em São Joaquim (no centro e em vinícolas) e em vinícolas de outros dez municípios de altitude que produzem uvas e vinhos finos, em almoços e jantares harmonizados, visitações guiadas, sunsets e piqueniques.

Além disso, haverá ações paralelas como a exposição de vinhos no Centro de Eventos de São Joaquim; o Seminário Enoturismo de Altitude, promovido pelo Sebrae/SC, e o Festival Gastronômico Sabores de Altitude (os restaurantes vão desenvolver pratos regionais, harmonizados com vinho, que serão servidos durante os do evento, com preços promocionais).

Em 2015, a 2ª Vindima de Altitude foi um grande sucesso, com um público de cerca de 25 mil pessoas. A comprovação da importância do evento foi a conquista do Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas (ADVB/SC). “É um reconhecimento não somente da importância da festa, mas da qualidade do vinho que produzimos aqui”, fala Amorim. “Além de celebrar um momento único para os produtores – a colheita –, queremos incentivar uma nova indústria, que irá gerar um novo ciclo econômico e social para todos os municípios que participam dessa cadeia produtiva”.

A 3ª Vindima de Altitude é uma realização da Vinho de Altitude – Produtores e Associados e Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet (que permite que empresas tributadas em lucro real direcionem até 4% do Imposto de Renda devido direto para o projeto, sem ônus algum). Conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Santur e Epagri, e do Sebrae/SC.

Sobre a colheita
Ao todo, a produção de uvas de altitude – acima de 900 metros do nível do mar – conta com mais de 500 hectares plantados. Em 2016, a safra, que acontece entre os meses de março e maio, deverá ter uma redução entre 20 e 30%, em razão da geada tardia de setembro e do excesso de chuva dos últimos meses. “Devemos colher cerca de 1,2 milhão de toneladas, mas apesar da queda, a uva será de excelente qualidade”, afirma Amorim.

As principais uvas produzidas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc. São 35 vinícolas na área de atuação da Vinho de Altitude – Produtores e Associados, sendo que 18 delas comercializam cerca de 150 rótulos, alguns premiados no Brasil e exterior. Juntas, produzem 1,2 milhão de garrafas/ano e possuem faturamento anual superior a R$ 150 milhões.

SERVIÇO
O quê: A 3ª Vindima de Altitude – Festa da colheita das uvas de altitude de Santa Catarina
Quando: de 4 a 27 de março, sempre aos finais de semana (sexta a domingo)
Onde: São Joaquim e vinícolas de altitude
Quanto: Gratuito

Fonte:
Assessoria de imprensa
Carla Pessotto – (48) 9119-6104

Tags

Deixe seu comentário