No mês de março deste ano, na viagem que fiz a Itália, tive o prazer de visitar a empresa Savitar di San Miniato especializada em trufas, na região de Toscana. Sem dúvida, uma dessas experiências que fazem com que uma viagem supere as expectativas.
Fomos recebidos pelo proprietário e chef Claudio Savitar, o que me deixou muito feliz. Sempre digo que o importante para um profissional é falar com a pessoa certa, alguém que realmente possa transmitir seus conhecimentos sobre o estabelecimento produtor, seja de alimentos, bebidas ou de qualquer produto.
Após a recepção de Claudio, partimos até o local onde crescem as trufas de forma natural, já que não são cultivadas. Crescem debaixo da terra, e é um produto raro e com variedades de alto valor econômico e gastronômico.
A caça às trufas esteve a cargo do tartufaio Cesare e uma cachorrinha adestrada chamada Gina, que com seu olfato apurado, localizava e desenterrava as trufas. A variedade predominante para a época era Tartufo Biancheto (trufa branca), também foram achados alguns Tartufos Nero Pregiato (trufas negras). Sentir a intensidade e riqueza aromática das trufas, logo de serem desenterradas, foi realmente interessante.
A esta altura eu já estava muito satisfeito com a experiência, todavia faltava o fantástico almoço preparado por Claudio Savitar. Foram servidos quatro pratos a base de trufas. Uma entrada de fiambres com trufas, dois pratos principais, um risoto com trufas frescas, ovo estalado com trufas frescas e por último uma sobremesa de frutos vermelhos com queijo e trufas. Todos os pratos harmonizados com vinhos da região.
Agradeço ao Sr. Claudio Savitar e seus colaboradores e ao Jornalista e Sommelier João Lombardo que organizou a visita.
Para quem quiser conhecer mais sobre a Savitar pode visitar o site www.savitar.it
Mario R. Leonardi
Tags
Preencha o formulário ao lado e assine nossa newsletter.
Desenvolvido por Patropi Comunica | @Todos os direitos reservados a Missão Sommelier | 2017
Caro Mario,
Por sorte pude participar desta viagem a Itália, tendo você como companhia.
Com seus leitores compartilho que que lhe escrevi sobre a Savitar:
“A aventura de caçar trufas na província de Pisa, na Savitar, foi uma vivência muito diferente das visitas as vinícolas. Numa floresta mágica a cadela Gina desempenhou seu papel e com seu faro nos mostrou onde se escondiam enterradas estas maravilhas aromáticas, que nos foram servidas sob a forma de finíssimas lâminas sobre ovos fritos, creme de parmigiano reggiano e massa.”