Lançam os primeiros vinhos brancos da D.O. Ribera del Duero

A Denominação de Origem Ribera del Duero, uma das mais prestigiosas da Espanha e de grande reconhecimento mundial, especialmente por seus vinhos tintos de alta qualidade (produzem também rosados), em 2019 permitiu a produção de vinhos brancos com a uva Albillo Mayor como a principal protagonista. Recentemente vários rótulos foram apresentados em diferentes eventos.

Foto: riberadelduero.es

Segundo técnicos da D.O. Ribera del Duero, a Albillo Mayor é uma variedade difícil de cultivar, porém muito versátil, elegante e com grande potencial para o envelhecimento. Vinhos que possuem muita complexidade em boca e com boa acidez, o que os deixa expectante para ver como será o futuro desses vinhos.

Uva Albillo Mayor – Foto: José I. Berdón

Esta cepa não é nova na região, há até vinhedos centenários. São aproximadamente 500 hectares, no entanto, poucas vinícolas a vinificam. A uva já era permitida na elaboração de vinhos rosados e até em tintos em baixas porcentagens.

No gráfico abaixo (em espanhol) estão as classificações dos vinhos segundo o tempo de amadurecimento em barricas de carvalho.

Imagem: riberadelduero.es

Mario Leonardi

Tags

Deixe seu comentário