Chega a 6ª edição do Dia Mundial do Malbec

Sob o conceito “Celebremos um Clássico” vem aí a sexta edição do Dia Mundial do Malbec

Na sexta edição do Malbec World Day, criado pela Wines of Argentina, e sob o conceito: “Celebremos um clássico”, serão realizados eventos em 70 cidades de 54 países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e Culto da Nação. E, pela primeira vez, de 04 a 10 de abril, acontecerá a Semana do Malbec, com atividades na Cidade de Buenos Aires e Mendoza. Os festejos incluirão eventos conceituais para consumidores, feiras de vinho para a mídia e o trade, degustações e promoções em lojas de vinho e restaurantes, bate-papos com experts, Wine Tasting ao ar livre, e um grande evento de encerramento na Cidade de Buenos Aires que oficiará de lançamento global do Dia Mundial do Malbec 2016 e onde se esperam 3000 pessoas. Os festejos também serão celebrados em Mendoza, no marco do “Concurso ASI Melhor Sommelier do Mundo 2016”

MWD 2016

Cidade de Buenos Aires, março de 2016. A Wines of Argentina, entidade responsável pela marca VINO ARGENTINO no mundo e a que promove a imagem dos vinhos argentinos no exterior, propõe-se realizar um grande festejo para o Dia Mundial do Malbec, que celebrará com diferentes atividades de difusão e degustações, bate-papos com experts, Wine Tasting ao ar livre, descontos em comércios de diversos circuitos da cidade e um grande evento de encerramento que oficiará de lançamento global do Dia Mundial do Malbec 2016.

O evento de lançamento será no dia 9 de abril, sábado, às 19:00h no Restaurant del Hipódromo de Palermo, na Cidade de Buenos Aires, situado na Av. Del Libertador 4101. Espera-se que 3000 pessoas participem do festejo e possam degustar vinhos de mais de 50 vinícolas que terão seus próprios stands e de pequenos produtores agrupados que terão o apoio de seus governos provinciais. Além disso, os assistentes poderão desfrutar das propostas de street food, live shows, projeção de conteúdos audiovisuais e bate-papos de destacados referentes do setor. Esta atividade será realizada em conjunto com o Governo da Cidade de Buenos Aires e Bodegas de Argentina.

Neste sentido, Guillo Barzi, Presidente da WOFA, disse: “Buenos Aires é a cidade do mundo onde se toma mais Malbec. Por isso este ano ampliaremos a celebração na Argentina dedicando pela primeira vez uma semana inteira a diferentes atividades de promoção, educação e degustações. E posteriormente, no dia 17, celebraremos o Dia do Malbec brindando junto aos Sommeliers e jornalistas internacionais que nos visitarem para o Mundial de Sommeliers. Da mesma maneira, e graças ao apoio da Chancelaria, continuaremos com os festejos globais que tanta repercussão tem tido no mundo. Hoje mais do que nunca, acreditamos que o Malbec é sinônimo de um clássico e é escolhido por todos os amantes do vinho”.

Também como parte dos festejos na Argentina do Dia Mundial do Malbec, em 17 de abril, no marco do “Concurso ASI Melhor Sommelier do Mundo 2016” acontecerá na cidade de Mendoza uma importante ação. Trata-se de um evento conceitual que buscará mostrar diferentes facetas da cultura argentina e a diversidade do Malbec, e onde os assistentes terão uma verdadeira imersão na idiossincrasia local enquanto descobrem sabores e aromas pela mão do Malbec. Reconhecidos enólogos darão bate-papos, haverá música ao vivo, coquetelaria a base de Malbec, e comida típica do nosso país oferecida pelos melhores chefs da região.

O Malbec World Day é uma iniciativa global que busca posicionar o Malbec argentino no mundo e celebrar o êxito de nossa indústria vitivinícola. Desde a primeira edição, em 17 de abril de 2011, esta homenagem mundial vem conseguindo um êxito contundente graças ao apoio brindado pelo Ministério das Relações Exteriores e Culto e a Corporação Vitivinícola Argentina ao se encontrar no marco do Plano Estratégico Vitivinícola Argentina 2020.

Malbec: celebrando um clássico
Neste sexto ano de festejo, a Wines of Argentina decidiu destacar a transformação do Malbec em um clássico. Um varietal clássico é aquele que se toma uma e outra vez e por meio do qual se descobrem novas expressões do terroir e novos matizes de aromas e sabores.

Um vinho clássico é aquele apreciado tanto por quem o prova pela primeira vez como por aqueles que o bebem com assiduidade. Um clássico brinda tanto prazer que nos convida a explorá-lo continuamente.

Além disso, um clássico se transforma em um modelo. O Malbec transformou-se no paradigma do vinho argentino, é nossa cepa emblemática. Isto significa que graças a ele pudemos começar a aventura de descobrir o potencial de nossa indústria vitivinícola.


Malbec World Day – Festejos no mundo todo

Com um esquema de diferentes eventos em Buenos Aires, na cidade de Mendoza e em 70 cidades de 54 países, o Malbec Word Day desdobrará sua faceta mais criativa, com eventos conceituais para consumidores, feiras de vinho para a mídia e o trade, degustações e promoções em lojas de vinhos e restaurantes.

Na edição 2015, mais de 60 representações da Argentina ao redor do mundo (Alemanha, Armênia, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Guiana, Holanda, Hungria, Índia, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Kênia, Líbano, Malásia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, República Checa, República Dominicana, Romênia, Rússia, Singapura, Suíça, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Vietnã, entre outras) desempenharam um papel fundamental na repercussão que o Malbec World Day obteve nos meios internacionais. Claro sinal do lugar que a Argentina começou a ocupar no mercado mundial do vinho.

Calendário “O Malbec, um clássico” 2016
Buenos Aires 09 de Abril
Bogotá 14 de Abril
Calgary 16 de abril
British Columbia 16 de abril
Toronto 17 de abril
Mendoza 17 de abril
Lima 17 de Abril
Nova Iorque 15 de Abril
Londres Abril
Montreal 20 de abril
Manitoba 27 de abril
México DF 23 de Abril
São Paulo 28 de Abril

17 de abril – O porquê da data escolhida
A origem do Malbec encontra-se no sudoeste da França. Ali, esta cepa era cultivada e com ela se elaboravam vinhos denominados “de Cahors” devido ao nome da região, reconhecidos desde os tempos do Império Romano. Estes vinhos se consolidaram na Idade Média e acabaram de se fortalecer na modernidade.

A conquista do mercado inglês foi um passo decisivo na valoração desta cepa na Inglaterra e no mundo. No final do século XIX, a praga de filoxera destruiu a viticultura francesa deixando o “Cot” no esquecimento, porém, a cultura de apreciação do Malbec já havia sido construída.

Sobre essa base se desdobrou, tempo depois, o Malbec Argentino. Esta cepa chegou ao nosso país em 1853, trazida pelo francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza.

Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional. Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, foi apresentado o projeto perante a Legislatura Provincial, visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de setembro do mesmo ano.

No final do século XIX, e pela mão dos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura cresceu exponencialmente e, com ela, o Malbec, que rapidamente se adaptou aos diversos terroirs que a nossa geografia propunha e onde, inclusive, se desenvolveu melhor do que em sua região de origem. Desta forma, com o passar do tempo e com muito trabalho, perfilou-se como uva insigne da Argentina.

A gestão de Pouget e Sarmiento na Quinta Normal de Mendoza foi parte decisiva deste processo. O dia17 de abril é para a Wines of Argentina não só o símbolo da transformação da vitivinicultura argentina, mas também o ponto de partida para o desenvolvimento desta cepa, emblema mundial de nosso país.

ACERCA DE WINES OF ARGENTINA
Wines of Argentina é a entidade responsável pela marca VINO ARGENTINO no mundo. Desde 1993, a organização promove a imagem dos vinhos locais no exterior, além de ajudar a orientar a estratégia exportadora da Argentina, estudando e analisando as mudanças que acontecem nos mercados de consumo. Seu objetivo é colaborar com a consolidação da Argentina entre os principais países exportadores de vinho do mundo e contribuir ao sucesso global da indústria vitivinícola, procurando elevar a percepção positiva no trade, nos líderes de opinião e nos consumidores.

Fonte:
Wines of Argentina – Vinos de Argentina A.C Paseo Sarmiento 212, 2 floor, Mendoza, Argentina info@winesofargentina.comwww.winesofargentina.com

Tags

Deixe seu comentário