Giovani sempre gostou de colecionar objetos. Sua primeira coleção, que durou até os 16 anos, foi de moedas, mas, chegou uma hora em que ficou caro adquirir novos itens e ele resolveu vender a coleção. Voltou a colecionar no ano 2000 após fazer alguns cursos de Barman. Começou colecionando garrafas, mas devido ao custo e ao espaço que tomavam, migrou para a coleção de miniaturas de bebida.
Com o passar do tempo especializou sua coleção, e permaneceu apenas com miniaturas de Cachaça.
Em 2013, estabeleceu o recorde de “Maior coleção de miniaturas de Cachaça”, com 6901 miniaturas. Mas sua coleção continua crescendo, e hoje, já possui mais de 7600 miniaturas.
Em continuidade à coleção, decidiu criar um projeto para no futuro montar um museu e poder expor sua coleção.
Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco já possuem museus destinados a contar a história da “bendita”, os quais Giovani tenta visitar.
Com a criação do projeto, passou a colecionar não somente miniaturas, mas todas as embalagens de cachaça, além de tudo que envolve a produção e a própria história da Cachaça.
Por isto, o acervo já conta para o futuro museu com:
Além disso, no acervo já se encontra um Alambique tipo Tromba de Elefante do século XIX (foto 3), um Cantil usado pelos tropeiros (foto 4), além de uma dorna e três barris.
A busca que Giovani encampa agora, é por moedas particulares de antigos engenhos e usinas. Essas moedas eram cunhadas pelos donos dos engenhos, e usadas como pagamento aos funcionários. Elas movimentavam as riquezas nas cidades no entorno, e depois eram recuperadas pelos donos dos engenhos em troca de dinheiro, ou de seus produtos.
As mais conhecidas são: (foto 5)
E o intuito é justamente, procurar não só por novas garrafas para o acervo, mas pesquisar sempre a história e tentar remontá-la através de peças que vão se integrando ao acervo.
O Projeto já possui site e página no facebook, acesse através dos links: www.museudacachacasc.com.br e www.facebook.com/ProjetoMuseudaCachacaSC
E se você possui alguma cachaça ou peça importante que queira doar ao acervo do futuro museu, contate o Giovani através do e-mail contato@museudacachacasc.com.br, ou dos telefones (47) 9962 4730-3369 3576.
Giovani Moser é servidor público municipal, colecionador e o idealizador do Projeto Museu da Cachaça SC.
Tags
Preencha o formulário ao lado e assine nossa newsletter.
Desenvolvido por Patropi Comunica | @Todos os direitos reservados a Missão Sommelier | 2017