Whisky – Dicas e curiosidades

Recopilado do livro “Chivas 200 anos 200 dicas” publicado em 2002. Em algumas partes faço comentários pessoais.

WHISKY. É uma abreviação de “Uisge  Beatha” ou “Usgebaugh” – pronuncia-se UÍSQUE BÁ -, palavras gaélicas que significam “Água da Vida”.

GRAFIA. Na Escócia, Japão, Nova Zelândia, Índia, Inglaterra, e no Canadá se escreve Whisky, na Irlanda Whiskey, nos Estados Unidos, dependendo da destilaria, usa-se tanto Whisky comoWhiskey.


Comentário: No Brasil Uísque.

GELO E WHISKY. Adicionar gelo ao whisky é um costume comum nos países tropicais como o Brasil. Mas, segundo especialistas, o gelo deve ser colocado apenas no Whisky do tipo Blended.
Comentário: Geralmente colocamos o gelo antes do Whisky, prefiro colocar o gelo por último. Façam essa experiência e sintam como muda o sabor e o aroma na degustação.

PALADAR. Beba e sinta os diferentes sabores proporcionados. Fique atento á impressão inicial e tente decifrar suas características mais marcantes e todos os sabores presentes.
Comentário: Sem esquecer que a degustação é um ritual muito pessoal.

ARMAZENAMENTO. A garrafa de whisky pode ser guardada em qualquer posição: deitada, em pé, de lado ou até de ponta-cabeça.
Comentário: Dependendo do Whisky, guardo no melhor lugar da prateleira.

CONSERVAÇÃO. A garrafa de whisky deve ser mantida em locais onde não haja incidência do sol. Também não pode receber uma iluminação muito forte diretamente.
Comentário: Caso contrário, perde principalmente cor e muda a sua estrutura.

PROVA. Se for provar um Whisky imediatamente após ter saboreado outro de marca diferente, o ideal é tomar um copo de água mineral nesse intervalo.

OPINIÃO. Não tenha receio em comentar suas impressões, mesmo que estas venham a desagradar seus amigos. Cada um tem uma percepção diferente e se expressa de maneiras diversas sobre a arte de saborear whisky.

ENVELHECIMENTO. O envelhecimento em barris de carvalho é que proporciona ao whisky sua qualidade, personalidade marcante e seu sabor inigualável.

ENVELHECIMENTO +. A idade que vem estampada no rótulo, representa a idade do whisky mais jovem entre todos os whiskies de malte e de grão que compõem aquele blended.

TEMPO. Não importa quanto tempo fique na garrafa, o processo de envelhecimento tem seu fim quando o whisky sai dos barris e é engarrafado.
Comentário: Se fica durante muitos anos na garrafa, perde totalmente suas características originais e torna-se uma bebida desagradável.

RÓTULO. Você só estará certo da idade de um whisky, quando estiver estampada no rótulo.

WHISKY ESCOCÉS. A Escócia faz o melhor e único Scotch Whisky do mundo. Afinal, se é Scotch Whisky e Whisky Escocês, foi a natureza, a cultura e a história desse pais que tornaram o Whiskyconhecido internacionalmente por sua nobreza e charme.

NATUREZA. Os Deuses da natureza colocaram cinco importantes atributos, com muito carinho, nas regiões da Escócia: ÁGUA, CEVADA, CLIMA, TURFA E URZE. E esses cinco atributos é que fazem do scotch whisky uma dádiva exclusiva desse país.

ÁGUA. As águas que gozam de maior prestígio na Escócia, são as que se encontram na ilha deIslay. Essas águas percorrem longas extensões de turfa pantanosa que, impregnadas desse elemento, se tornam especiais para a fabricação do Whisky.

CEVADA. Os antigos egípcios já utilizavam a cevada na fabricação da cerveja, mas, existem histórias de que esse cereal, já era cultivado pelo homem entre 5 e 10 mil anos atrás.

CLIMA. A Escócia tem as condições climáticas ideais para a produção de whisky. A temperatura e a umidade provenientes das chuvas, colaboram para seu envelhecimento.

TURFA. A turfa é inflamável, e seu fogo produz poucas labaredas e muita fumaça. Utilizada no processo de secagem do malte, essa fumaça se impregna na cevada e dá um sabor característico de defumado.
Comentário: Essa característica é mais evidente nos Single Malt.

URZE. Típica dos campos montanhosos da Escócia, as urzes, conhecidas também como Heather, são pequenos arbustos com florzinhas coloridas e perfumadas. A água da chuva escorre pelas urzes, se impregna de perfume e escorre sobre a turfa, proporcionando aromas e sabores muito especiais.

REGIÕES. A Escócia possui várias regiões produtoras de whisky. As mais conhecidas sãoLowlands, Campbletown, Islay, Highlands e Speyside.

CONFLITO. O conflito entre escoceses e ingleses fica evidente, quando brindam com seuswhiskies. Os escoceses não pronunciam “Cheers” e sim “Slainte Mhath”, uma típica saudação gaélica.

ESPÍRITO. Na Escócia, existem destilarias que estão na mesma região, até ao lado ou em frente umas de outras, utilizando a mesma água, mesmos ingredientes e técnicas de fabricação iguais. Mas é impressionante como o Whisky de cada uma resulta em sabores diferentes. Para os escoceses a explicação é simples: “CADA DESTILARIA TEM SEU PROPRIO ESPÍRITO”.
Comentário: Acrescento um Master Blender com a sua sensibilidade.

BARRIS. Os barris de carvalho usados no envelhecimento do Whisky, geralmente, já foram utilizados para envelhecerem Bourbon ou Xerez. São os preferidos da maioria das destilarias escocesas.

ACOMPANHAMENTO. Se você gosta de queijo com Whisky, a dica é utilizar queijos duros tipo pecorino é parmesão. O Chivas combina muito bem com chocolates, castanhas e frutos do mar.

QUAICHUtilizava-se na Escócia, há alguns séculos uma taça chamada Quaich, do gaélicocuach, que significa taça com fundo raso. Ela servia como medida de whisky e também para desejar boas-vindas e demonstrar amizade aos visitantes. Possuíam suportes laterais e no início eram feitas de madeira e depois foram fabricadas com chifres e prata.

MASTER BLENDER. É um profissional, que possui uma sensibilidade extraordinária para perceber as várias nuances de cada Whisky de malte ou grão e criar um blended Whisky com identidade própria e características marcantes.

SUBSTITUTO. A aposentadoria do Master Blender, é garantida devido ao treinamento do seu substituto, que dura no mínimo 10 anos. A sintonia e as afinidades entre ambos precisam ser equivalentes para a perpetuação da qualidade, cor e sabor do Whisky.

REPRESENTANTES. Os Guardiões da Taça (Keepers of the Quaich), autorizados pelo governo do reino Unido, são os representantes do Whisky no mundo.

TRÊS ANOS. De acordo com a lei de Whisky Escocês, de 1914, só pode ser considerado Whiskyo produto que tenha sido envelhecido em tonéis por um período mínimo de três anos.
Comentário: Geralmente as destilarias envelhecem por no mínimo 8 anos.

PRODUÇÃO CASEIRA. No início a produção do Whisky era caseira. A economia agrícola da idade média, fazia com que as famílias plantassem cevada no verão, para alimentar o gado durante o inverno e as sobras eram utilizadas na fabricação de uma bebida alcoólica para combater o frio.

ILEGALIDADE. Para fugir dos impostos, muitas destilarias eram pequenas e os alambiques ousteel pots podiam ser desmontados facilmente e levados de um lugar para outro, dificultando a sua localização.

LEGALIDADE. Em 1823, o Parlamento aprovou uma lei que legalizava a produção do Whisky,desde que, a destilaria produzisse mais de 40 galões por ano e pagasse uma licença para seu funcionamento. Para que a destilaria produzisse essa quantidade de Whisky, era necessário um destilador de tal tamanho que inviabilizava o seu transporte de um local para outro.
Comentário: Este tipo de medida tomada pelo governo, serviu para melhorar a qualidade e a produção do Whisky, além de valorizar o mercado interno.

BLEND. Entre 1860 e 1870, houve a mistura dos Whiskies mais leves com os maltes mais estimulantes. Foi essa mistura que fez com que o Whisky fosse aceito em escala internacional.

ALAMBIQUE. A alma e o corpo do Whisky, são definidos pelo tamanho e forma dos alambiques usados na preparação. Em geral, alambiques pequenos produzem Whisky pesado e denso, já os grandes, apresentam bebidas mais leves e suaves.

ANJO. Pelo longo tempo que o Whisky fica envelhecendo nos barris, a bebida absorve o ar e perde algum volume e força. Para os escoceses, essa perda, cerca de 2% do conteúdo dos barris representa a parte destinada ao felizardo “ANJO”.

BRASIL. Em 1850, aconteceu a primeira importação brasileira de Whisky Escocês. Era época do Império e o lote, com 50 litros, desembarcou no Rio de Janeiro.

EXPERTISE. Os experts são categóricos: não existe o melhor Whisky do mundo, existe o Whisky que satisfaz seu paladar. Os prazeres ao tomar Whisky variam de acordo com as situações.
Comentário: É importante experimentar sempre diferentes tipos de Whiskies, desta forma, saberemos escolhê-lo para cada ocasião e brindar com mais prazer desse momento.

PROCESSO. Para se obter o whisky Escocês são necessárias várias etapas: maltagem, moagem, maceração, fermentação, destilação e envelhecimento.
Comentário: Estes processos serão abordados com detalhes em outra postagem.

WHISKY MAC. Quando os escoceses saem para andar nas montanhas ou caçar, levam o “Whisky Mac” para aquecer e relaxar durante o trajeto. Essa bebida é composta de doses iguais de Whisky e Green Ginger (Gengibre Verde) e provoca um calor intenso no corpo. É necessário acrescentar Whisky, pois é impossível tomar Green Ginger puro.

CHIVAS CONTINENTAL.

Grãos de café ricos em aroma
1 dose de Chivas Regal
Uma máquina de café expresso
Gelo moído

Encha um copo longo com gelo moído e coloque uma dose de Chivas Regal, coloque o copo sob a saída da máquina de café expresso, servindo diretamente no copo, e, após retirar da máquina, adicione xarope de açúcar a gosto.

Drink criado por Christian Maas, no Le Forum, París, França.

CHIVAS ROYALE. 

1 dose de Chivas Regale
1\4 dose de suco de maçã
Ginger Ale
Fatias de maçã verde
Gelo moído

Encha uma taça de champanhe até a metade com gelo moído. Sirva uma dose de Chivas Regale e a seguir acrescente o suco de maçã. Complete com ginger Ale. Coloque uma fatia de maçã verde e sirva.

Drink criado por Andrew Maillard, no Alphabet Bar, Londres, Inglaterra.

Espero que estas informações tenham sido úteis. Dúvidas e/ou esclarecimentos, favor entrar em contato.

Rodolfo Casalá – Bartender

Tags

Deixe seu comentário

  1. Responder

    http://vfbap.us Bekhoord

  2. Responder
  3. Responder
  4. Responder
  5. Responder
  6. Responder

    Hot sexy porn projects, daily updates
    http://nurseporn.homemadelesbian.bestsexyblog.com/?alice

    star fox assault krystal porn monica porn star gallery pussy porn chillin in porn chunky girl porn vids

  7. Responder
    • CRIS PIMENTEL
    • 17 de novembro de 2016
    Responder

    MORO NO RIO DE JANEIRO E MEU PAI TEM UMAS GARRAFAS DE WHISKY GUARDADAS CUJAS CAIXAS JÁ APRESENTAVAM MOFO, MAS OS LACRE DAS GARRAFAS ESTAVAM OK, ELES DEVEM ESTAR ARMAZENADOS HÁ MAIS DE 2 ANOS, NA NOSSA SALA, SERÁ QUE AINDA ESTÃO BONS?

    • ERINALDO JOSE DE LIMA
    • 20 de março de 2016
    Responder

    Observei algumas vezes (novelas e filmes),colocarem em tipos de jarras de vidro.poderia colocar uisque ou nao,so conhaque e outras bebidas?

    • Geraldo
    • 15 de março de 2016
    Responder

    Vamos usar whisky em um casamento em dezembro de 2017. Comprando-os faltando 18 meses para o evento, eles irão perder suas características originais?

      • Rodolfo
      • 19 de março de 2016
      Responder

      Geraldo, boa noite obrigado por ler a nota. A respeito da sua pergunta le digo que não tem problema a única preocupação que deve de ter e o armazenamento deles num lugar fresco, seco e sem incidência direta de luz.

  8. Responder

    Faço meu Whisky em casa Pure Malt Whisky há 15 anos PARA MEU CONSUMO PARTICULAR. Compro as matérias primas na TASTY Aromas e Sabores Ltda. (21) 2667-1510.

      • Rodolfo
      • 19 de março de 2016
      Responder

      Bacana Sergio, parabéns pela iniciativa e confesso que fiquei curioso para provar esse seu destilado. Obrigado por ler a nota e espero tenha sido útil

    • marcelo coletto dos santos
    • 21 de maio de 2015
    Responder

    Bom dia, tenho um barril de carvalho de 5 litros antigo muito bonito de whisk e gostaria de saber se posso colocar nele whisk já engarrafado, pois acho que ficaria legal servir nele.
    Grato
    Marcelo.

      • Rodolfo Casalá
      • 22 de maio de 2015
      Responder

      Marcelo, boa noite. Pode sim e vai ser muito bacana servir seus amigos da um charme fazer isso, só tome os cuidados que falei na resposta anterior. qualquer outra duvida estamos por aqui. Abraço.

    • Nilson
    • 9 de março de 2015
    Responder

    Bom dia.

    Primeiramente, parabéns pelo site, está muito bacana.

    Ganhei um barril de carvalho pequeno 2,5 litros sem uso e gostaria de saber se posso armazenar Whisky nele, (armazenar e servir aos poucos para os amigos em casa).
    Já li muitas coisas do tipo, “não adianta colocar Whisky bom tem que ser um 8 anos no máximo senão vai perder o Whisky” ou ainda “coloca um pedaço de madeira (pesquisar a madeira) queimada dentro para ajudar no sabor”, “barril de carvalho só serve para cachaça, você vai estragar o Whisky”, enfim, já li muita coisa e não sei se compensa. Poderia me ajudar por favor?
    Obrigado.

      • Rodolfo Casalá
      • 22 de maio de 2015
      Responder

      Nilson, boa anoite.
      Pode sim, e pode ser o que vc achar melhor ou for do seu gosto independente do tipo de Whisky, alias, vc pode colocar qualquer tipo de bebida alcoólica dentro do seu barril, porem deverá ter certos cuidados. Mesmo se ele for usado vc deve “limpar”ele, eu acostumo fazer isso com água morna durante uns dois dias trocando ela de 8 em 8 horas aprox. Qualquer bebida alcoólica que vc colocar com o tempo vai ter uma perda de álcool e vai perceber que o sabor vai mudar, vai testando ela periodicamente. A madeira do barril se ele foi feito corretamente já vai ser queimada, então não precisa colocar nenhuma outra madeira. Basicamente é isso qualquer outra duvida é só chamar. boa sorte com o seu barril e suas experiencias de amadurecimento das bebidas. Abraços.

    • GUIDO LAIN JUNIOR
    • 16 de agosto de 2014
    Responder

    Ganhei uma garrafa, ou melhor um grande garrafa deve ter uns 2 litros, de BLACK & WHITE, era do meu pai, não sei a procedência e não abri a garrafa, a tampa parece um papelão e tem uma tampa de plastico rosqueada, esta garrafa deve ter uns 40 anos.
    Minha pergunta, será que ainda dá pra tomar este whisky, como saber se ainda é bom e não vai causar algum mal se bebe-lo?
    Você pode me ajudar?

      • Rodolfo Casalá
      • 16 de agosto de 2014
      Responder

      Guido, boa tarde.
      Independente da tampa já e passou muito tempo e com certeza ele deve de estar ajerezado como geralmente se fala ou seja com um leve sabor a jerez ou vinho do porto, ou seja eel oxidou e perdeu álcool. Se beber não vai fazer mal a saúde mais o sabor não vai condizer com a bebida e não vai ser muito agradável. O melhor e guardar como decoração. Obrigado por ler a coluna e acompanhar o site. Abraço

    • Josy
    • 27 de março de 2014
    Responder

    Boa noite, gostaria de saber porque tem pessoas que estão no bar bebendo whisky e deitam a garrafa na mesa? Já vi várias vezes!

      • Rodolfo Casalá
      • 27 de março de 2014
      Responder

      Oi Josy, obrigado pelo contato. a respeito do teu questionamento eu não tenho ideia porque isso acontece e nunca vi ninguém fazendo isso e olha que já trabalhei em muitos bares e frequentei outros e nunca me deparei com essa situação

        • Diogo
        • 29 de março de 2015
        Responder

        É um gesto de gentileza quando se está bebendo um whisky diferenciado caro. O ato de deitar a garrafa a tira da visão mostrando que não esta ostentando para que outras mesas que estejam bebendo whiskies mais baratos não se sintam envergonhados.

    • vicente
    • 11 de setembro de 2013
    Responder

    quero fabricar. pode me dar umas dicas

      • Rodolfo Casalá
      • 27 de março de 2014
      Responder

      Vicente obrigado pelo contato e desculpa a demora na resposta realmente não tinha visto. a respeito da elaboração de whisky não tem muito segredo alem do de cada produtor e marca é uma destilação de cereais e o envelhecimento em barricas basicamente é isso só que vc não poderá chamar ele de whisky. É pensando nessa sua pergunta podemos fazer uma nota só faladno da produção, muito obrigado por ler e prestar atenção nas nossas colunas