Primeiro encontro de Bar

Associação Catarinense de Bartenders – Confraria do Bartender de Florianópolis

No dia 04 de março/13, ocorreu nas dependências do IFSC (Campus Continente), o Primeiro Encontro de Bar.  Como falei na abertura do evento “estou vendo a concretização de um sonho”. Depois de muitos anos de luta pela união dos profissionais de bares, em Florianópolis e no Estado em geral, vejo, que agora isso está a ponto de virar realidade.  Sangue novo entrando na nossa área, parece compreender bem a necessidade da troca de experiências e de entender o colega que trabalha no bar ao lado.

O tema escolhido foi “DESVENDANDO MITOS E TÉCNICAS NA COQUETELARIA”, mediado pelo colega Felipe Palanowsky (Mixólogo da Pernod Ricard , representante do sul do Brasil), com auxilio de Lucas Davila (subgerente do bar Santo Graal), Pedro Castillos (Presidente da Associação Catarinense de Bartenders) e a participação de quase todos os presentes. Um tema polêmico, já que, através dos anos a verticalidade primou na coquetelaria, isso, é que geralmente aprendemos nos primeiros cursos. No decorrer dos anos vamos aprendendo que a coquetelaria não é tão vertical assim, e vamos moldando e adequando nosso modo ou estilo de trabalho as nossas possibilidades, as necessidades do local de trabalho e principalmente as de nossos clientes.

Começamos com um Negroni para ser servido na praia. Reproduzimos a receita da IBA, para comparar e entender que sim, é válido, conhecendo a origem e a história, fazer pequenas modificações para agradar o cliente.

Isso foi só começo, na continuação vieram , “sours”, “martinis” e “manhatan”. Comprovamos também, que utilizando a mesma técnica e diferentes quantidades de gelo, a diluição e a temperatura não são as mesmas. Enfim, foi uma noite muito produtiva, de confraternização, troca de experiências e drinks.Com certeza o mais positivo da noite, foi conhecer um pouco mais, não só das técnicas, mas, as pessoas, os profissionais e começar essa união tão anelada por todos.

Rodolfo Casalá – Bartender

Tags

Deixe seu comentário