Matheus Cunha é o campeão da 6ª edição do Grey Goose Vive La Révolution

Um avião, não é exatamente o “cenário” que um mixologista está acostumado a utilizar como pano de fundo para preparar um bom coquetel.  Mas foi exatamente assim, nas alturas, que o paulista Matheus Cunha, do The Sailor Legendary Pub, levou o grande prêmio do campeonato de coquetelaria Grey Goose Vive La Révolution, promovido pela marca de vodca e realizado na noite de ontem.

Matheus Cunha

Ele bateu outros dez competidores – todos com a missão de criar um drinque inspirado no tema Fly Beyond, com um ingrediente artesanal. Daí a explicação para o formato da apresentação do campeão. O bartender, que levou R$ 6 mil, além de uma viagem à França para conhecer os campos de trigo da marca, criou o drinque “O Comandante”, que leva Grey Groose, Shurb de cupuaçu, maracujá do cerrado, licor de pitanga e bitter de chimarrão.

Inspirado em uma viagem ao berço da Grey Goose ao Brasil, a criação também teve uma apresentação especial. Quatro aviões ficaram posicionados no balcão do bar, ao lado de cada um, Matheus colocou gelo seco com água para que a fumaça remetesse as nuvens. O bartender convidou o júri para a viagem e posicionou-se na frente do bar com um cape se apresentando como o capitão da “viagem”. Cada jurado recebeu a bebida em uma bandeja servida nos aviões e passaporte com a receita do drinque. “Quero trazer a Grey Goose para o Brasil e nesse tour vou leva-los para diversas regiões do Brasil, sem sair do balcão”, disse Matheus, ao servir a bebida. “Fui bicampeão da etapa de São Paulo, vice-campeão no ano passado e hoje me consagrei”, contou o mixologista após o resultado. “Me preparei muito nesse ano e estou muito feliz pela conquista e pela união de toda comunidade de bartenders num evento como esse”, comemorou.

O segundo lugar ficou com o paulista Sylas Rocha, do Noh Bar, que criou o drinque “Renovação”, com suco de tomate, água mix home made, celeri bitter e Grey Goose.  A terceira posição foi ocupada pelo gaúcho Eugenio Baggiotto, da Fuel,  que usou pimentas verdes e rosas em vinagre de maçã, infusão de erva cidreira, tintura de amêndoa e Grey Goose, no coquetel Essência. Eles levam R$ 3 mil e R$ 1,5 mil, respectivamente.

Competição Paralela para escolher a melhor Caipiroska de Grey Goose

Neste ano, o Grey Goose Vive La Révolution teve uma competição paralela e surpresa para os participantes. Há 3 dias da final, os  11 finalistas receberam do embaixador da Grey Goose no Brasil, Tony Harion, o tema do novo desafio – a melhor Caipiroska Gourmet.  Todos os bartenders fizeram uma releitura de um drinque tipicamente brasileiro no qual o júri avaliou a composição, preparo e apresentação. O objetivo da competição foi estimular os bartenders a trabalharem com o ineditismo e criar receitas simples que possam ser reproduzidas em casa.

La Fusion, de Sylas Rocha, do Noh Bar, foi eleita a melhor Caipiroska. Feita com Grey Goose La Poire, simple syrup, tangerina, limão taiti e rúcula,  o coquetel conquistou o paladar dos jurados.

“As duas competições mostraram que a coquetelaria nacional está evoluindo cada vez mais. O Grey Goose Vive La Révolution mobilizou toda a comunidade de bartenders e hoje é o maior campeonato de coquetelaria aberto do Brasil, no qual participaram mais de 350 profissionais ao longo dos treinamentos e das etapas regionais. Todo esse trabalho é gratificante”, contou Tony Harion, embaixador da Grey Goose.

Veja a receita do drink campeão e da melhor caipiroska:

O Comandante

60 ml – Grey Goose

30 ml – Shrub de Cupuaçu artesanal

20 ml –Maracujá do Cerrado

20 ml – Licor de Pitanga artesanal

5 gotas – Bitter de Chimarrão artesanal

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes em uma coqueteleira

Guarnição: Zest de laranja.

Acompanhamento: Snacks

La fusion

50 ml – Grey Goose La Piore

25 ml – Simple syrup

3 gomos – Tangerine

1 gomo – Limão taiti

2 folhas – Rúcula

Modo de Preparo: Macere os ingredientes, bata na coqueteleira e faça uma coagem dupla antes de servir.

Guarnição: 1 fatia de tangerina e rúcula

 

Fonte: Marqueterie – Agência de comunicação

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