Café espresso ou expresso?

Mas afinal, qual é a escrita correta, café espresso (com s) ou expresso (com x)?

O café expresso (do italiano caffè espresso) refere-se ao método de preparo da bebida, utilizando água quente sob pressão para passar pelo café já moído.

Espresso, em italiano, significa “retirado sob pressão”. Em português, o termo “expresso” significa rapidez.

Com fama adquirida na itália, embora sua criação seja francesa, é de se esperar que a escrita correta seja com s, assim como no idioma italiano. No entanto, a preparação da bebida é também ela bastante rápida (entre 25 e 30 segundos) pelo que o termo “expresso” também se adequa perfeitamente.

Com relação a nossa gramática a palavra espresso, escrita com “s”, não existe no vocabulário da Língua Portuguesa.

Os dicionários mais importantes da nossa língua trazem a palavra “expresso” , que se refere a um certo tipo de café tirado por máquina e com espuma.

Desta forma, como o nosso idioma oficial é o português, a forma correta de escrever será com “x”, ou seja, expresso.

Espresso é uma palavra estrangeira não incorporada na nossa língua, devendo por isso ser escrita em itálico.

Dessa forma, para dar charme ou romantismo à nossa língua podem utilizar, desde que escrito em itálico, café espresso sem problemas.

Essa é uma explicação técnica, onde me baseio na nossa língua. Porém na minha singela opinião, quando se referindo ao café, deve-se escrever Espresso com “s”.

Dicas para preparar um bom café.

E dando continuidade ao nosso post anterior vou passar algumas dicas para vocês fazerem o café nosso de cada dia preparado no coador.

  • Use cafés com moagem média ou fina e de preferência 100% arábica, hoje exitem várias marcas no mercado já moído para a preparação em coador de papel ou pano.
  • Utilize uma medida padrão para a quantidade de pó. Recomenda-se de 80 g a 100 g de pó (cinco a seis colheres de sopa) para um litro de bebida. Vá experimentando até encontrar a medida que atenda ao seu paladar.
  • Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente. Não compacte nem aperte a camada de café.
  • A água utilizada deve ser pura e limpa. Use sempre água filtrada ou mineral para preparar o café.
  • Imediatamente antes da fervura (90º C), despeje a água sobre o pó, umedecendo-o todo. Mas não ponha toda a água de uma vez. Comece molhando o pó de café das beiradas para o centro do coador. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro. Não use colher para misturar.
  • Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro resultará o café. Entretanto não exceda 4 a 6 minutos, para que a extração excessiva não torne o café amargo.
  • Para um café bem quente, escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café.
  • Jogue fora o filtro e o café já usados. Não passe a bebida novamente pelo café esgotado porque ela ficará amarga e com sabor desagradável.
  • A preparação em cafeteiras elétricas utiliza o mesmo tipo de café e as mesmas medidas. Para fazer quantidades grandes (mais de 12 xícaras pequenas), o longo tempo de preparo pode resultar em sabor amargo. Se precisar, faça menos xícaras por vez.

Café coado

Espero que tenham gostado e na próxima matéria falaremos um pouco sobre as espécies e variedades de café e mais algumas formas de preparo desta encantadora e deliciosa bebida.

Cássio Barbosa

 

Tags

Deixe seu comentário