Blog

Aroma de grafite no vinho?

O aroma de grafite é bastante citado por degustadores de vinhos. Ele pertenceria aos denominados aromas minerais. O tema é polêmico porque alguns defendem a ideia que o vinho possui aromas minerais que tem relação direta à composição mineral do solo, fato que, até hoje, diversos estudos científicos não conseguiram comprovar. Por outro lado, outros profissionais como o enólogo argentino Angel A. Mendoza, afirma em uma das suas excelentes matérias publicadas, e da qual me embasei um pouco para escrever sobre o grafite, que tais aromas não existem e os percebidos e denominados aromas minerais provêm de diversos fatores da…
Leia mais

O vinho tem textura?

Se levarmos em conta literalmente a definição, podemos afirmar que não. É uma característica própria de produtos sólidos, portanto não deveria ser utilizada para líquidos. O correto seria utilizar a expressão fluidez e no caso de produtos semi-sólidos consistência. A definição de textura é tão complexa, como o amplo vocabulário para definir as características de um vinho. Muitas vezes escutamos dizer que o objetivo é descomplicar o mundo do vinho, no entanto, complicamos ainda mais, com palavras ambíguas ou expressões incorretas. Segundo algumas normas, a textura é definida como o conjunto de propriedades mecânicas, geométricas e de superfície de um…
Leia mais

Decanter Wine Day Florianópolis 2018

Fonte: Essen Vinhos - Enoteca Decanter Florianópolis
Leia mais

Vinho na Vila volta ao Rio maior e repaginado

Evento chega ao Pier Mauá com novas atrações e mais de 25 vinícolas brasileiras Depois do sucesso do ano passado, o Vinho na Vila chega novamente ao Rio de Janeiro, totalmente reformulado e com o dobro do tamanho da primeira edição. Nos dias 18, 19 e 20 de maio, o evento – inteiramente dedicado aos vinhos e produtores nacionais – aportará no Armazém 1, no Pier Mauá, com muitas atrações para todas as idades. Nesta edição, participarão mais de 25 vinícolas brasileiras, com mais de 350 rótulos: cada expositor lançará ao menos um novo rótulo, da safra de 2018, colhida…
Leia mais

Uma imersão cervejeira na Europa com o Science of Beer

Uma viagem que proporciona uma imersão cervejeira na Europa, passando por Bélgica, Alemanha e podendo chegar à República Tcheca. Vocês visitarão as cidades de Bruxelas, Gent, Bruges, entre outras na Bélgica, além de cervejarias trapistas e lambic no interior do país. Na Alemanha, o segundo roteiro, inclui Berlin, Leipzig, Bamberg e Baviera, além de uma maltaria e uma fazenda de lúpulo. Irão o maior evento de cerveja do mundo: a Oktoberfest em Munique. O projeto ainda inclui dois dias extras opcionais na República Tcheca, com uma visita à tradicional cervejaria Pilsner Urquell e uma experiência em um beer spa. O…
Leia mais

Curso de Bartender – Florianópolis 2018

Nas segundas-feiras entre 5 de março e 9 de abril, será realizado o curso profissionalizante para Bartender, ministrado pelo mixologista Felipe Palanowski (UMAMI e Rabodigalo). Será das 19h as 23h30, totalizando 25 horas/aula. Mais informações pelo email contato@mixing-umami.com.br
Leia mais

Workshop: Os aromas do vinho

O olfato é um dos sentidos mais importantes que utilizamos na degustação. Grande parte do prazer que experimentamos quando bebemos um vinho vem dos aromas. A formação desses aromas começa no vinhedo e termina quando servimos o vinho na nossa taça, para bebê-lo. Saber quando e como se formam nos ajuda a compreender a vida do vinho como um todo. O workshop será ministrado pelo sommelier Mario Leonardi (Missão Sommelier), é de conteúdo técnico e tem como objetivo aprofundar os conhecimentos da análise olfativa realizada nos vinhos. Programação: A importância dos aromas; A percepção de aromas e os limiares olfativos; Origem,…
Leia mais

2º Campeonato de Coquetelaria – Edição vinhos

No dia 01 de Agosto/17 acontecerá o 2º Campeonato de bartender realizado pela ACB (Associação Catarinense de Bartender) e a Faculdade Senac Florianópolis. Os participantes receberão caixas com ingredientes surpresas para criação de coquetéis em 45 minutos. Deverão utilizar como principal bebida algum tipo de vinho, do PROGOETHE apoiadora do evento. Após o tempo de criação, os participantes terão 6 minutos para preparar 3 medidas do coquetel. Os coquetéis serão juIgados por um júri técnico e um júri degustativo. Haverá premiação para os 3 primeiros colocados. Mais informações: sabrina.dias@sc.senac.br (48) 3229-3262
Leia mais