Blog

Degustação de vinhos e lançamento do novo livro

O sommelier Mario R. Leonardi, irá realizar a apresentação do seu novo livro junto com uma degustação guiada de diferentes vinhos. Abordará diversos temas sobre a análise sensorial de vinhos, como a importância da interpretação sensorial na degustação e como identificar a qualidade de um vinho sensorialmente. Programação: Apresentação do livro Vinhos: arte e ciência da degustação O que é interpretação sensorial de vinhos – Sua importância A qualidade do vinho – O que é e como identificá-la sensorialmente Teoria e prática para ser um bom degustador Degustação às cegas de diferentes vinhos Data: 18 de setembro/18 Horário: das 20:00…
Leia mais

‘Um Bom Ano’ brinda a primavera – Peterlongo

Cinema entre os vinhedos volta a ocupar o jardim ao lado do Castelo Peterlongo no dia 29 de setembro Uma produção com belas imagens da região de Provence, na França, ganhará a tela do Wine Movie Peterlongo, em meio aos vinhedos da centenária vinícola, em Garibaldi, na Serra Gaúcha. ‘Um Bom Ano’, convida as pessoas a viver uma experiência inusitada, tendo à mão uma taça de vinho ou espumante. Esta é a proposta para o dia 29 de setembro, quando a atração sai do interior da cantina, onde esteve durante o inverno, e volta a ocupar o jardim ao lado do Castelo…
Leia mais

Workshop: Como e porque degustar vinhos

O workshop é dirigido a todos aqueles que queiram aprender a degustar vinhos. Será ministrado pelo sommelier Mario R. Leonardi (Missão Sommelier) que explicará o passo a passo da degustação, analisando cada item que é avaliado na análise visual, olfativa e gustativa. Também abordará diferentes temas que influenciam na apreciação sensorial dos vinhos.    Programação: A Degustação Conceitos e objetivos. Os sentidos utilizados. Análise visual Cor, limpidez, brilho, fluidez, efervescência, sedimentos - Exercício prático. Análise olfativa O olfato e a origem dos aromas. Os aromas varietais, fermentativos e o buquê. Aromas provenientes do amadurecimento em barricas de carvalho e os…
Leia mais

É possível descomplicar o mundo do vinho?

Diz um ditado, que só é impossível aquilo que não se tenta. Mas, será que se aplica ao vasto e complexo mundo do vinho? Nos últimos anos escutei muitas pessoas, tanto amadores como profissionais, dizerem que falam ou escrevem de modo simples e descomplicado. Que irão desmistificar a bebida e até desvelar os mistérios do vinho. Reconheço que não sei o que significa esse último, talvez porque também seja mistério para mim. O curioso é que várias dessas pessoas abordam questões que nem mesmo a ciência consegue explicar, pelo menos até agora, e opinam sem nenhuma argumentação técnica. Alguns utilizam…
Leia mais

Wine Experience no Costão de Santinho Resort

Um convite mais que especial aos interessados em degustar e aprender sobre vinhos. De 09 a 12.08, o Costão do Santinho Resort preparou uma programação INCRÍVEL para o WINE EXPERIENCE! Hospedagem com ótimas atividades como: 🍷 Enomatic "Top Tasting Machine" 🍷 Almoços: Costão Marché | Uma Experiência Gaúcha 🍷 Jantares: Noite do Brunello | Noite do Malbec | Noite do Bordeaux 🍷 Beauty Experience "Workshop DIY - Vinoterapia" com Morgane Franzoni 🍷 Gourmet Experience "Workshop DIY - Aromatização de Azeites" com Paulo Freitas 🍷 Wine Content " Papo com Produtor" | Apresentação e semifinais Workshop "Eu, Enólogo" 🍷 Lounge Bar…
Leia mais

Aroma de grafite no vinho?

O aroma de grafite é bastante citado por degustadores de vinhos. Ele pertenceria aos denominados aromas minerais. O tema é polêmico porque alguns defendem a ideia que o vinho possui aromas minerais que tem relação direta à composição mineral do solo, fato que, até hoje, diversos estudos científicos não conseguiram comprovar. Por outro lado, outros profissionais como o enólogo argentino Angel A. Mendoza, afirma em uma das suas excelentes matérias publicadas, e da qual me embasei um pouco para escrever sobre o grafite, que tais aromas não existem e os percebidos e denominados aromas minerais provêm de diversos fatores da…
Leia mais

O vinho tem textura?

Se levarmos em conta literalmente a definição, podemos afirmar que não. É uma característica própria de produtos sólidos, portanto não deveria ser utilizada para líquidos. O correto seria utilizar a expressão fluidez e no caso de produtos semi-sólidos consistência. A definição de textura é tão complexa, como o amplo vocabulário para definir as características de um vinho. Muitas vezes escutamos dizer que o objetivo é descomplicar o mundo do vinho, no entanto, complicamos ainda mais, com palavras ambíguas ou expressões incorretas. Segundo algumas normas, a textura é definida como o conjunto de propriedades mecânicas, geométricas e de superfície de um…
Leia mais

Decanter Wine Day Florianópolis 2018

Fonte: Essen Vinhos - Enoteca Decanter Florianópolis
Leia mais