Agenda positiva para o vinho português no Brasil

“Positiva”. Essa é a avaliação de Nuno Vale sobre a participação dos Vinhos de Portugal na Expovinis. Há dois anos ocupando o cargo de Diretor de Marketing, ele tem visto um crescimento quantitativo e qualitativo do consumo de vinhos portugueses no Brasil. Tanto que dos sete milhões de euros anuais que a entidade investe na promoção dos vinhos pelo mundo, cerca de um milhão é investido aqui no país. “O Brasil é o nosso terceiro mercado de vinho tranquilo português, em termos de exportações para países fora da Europa, só perdendo para Angola e Estados Unidos. No ano retrasado, crescemos cerca de 14%. Temos crescido de forma consistente. Em 2012, crescemos 3% não obstante os constrangimentos da legislação brasileira, e alguma retração da economia brasileira, mas este ano certamente o crescimento será bem maior”, diz o executivo, mais aliviado com o fato de o mercado do vinho importado estar novamente animado. 

Com um estande de 208 metros quadrados, a presença dos Vinhos de Portugal contou com 46 produtores que se mostraram na maioria satisfeitos com os contatos que fizeram durante a feira. “E por isso o resultado é positivo”, diz Nuno Vale, informando que, dos produtores representados pela Vinhos de Portugal, uma boa parte já tem importador aqui. E a Expovinis acaba por ser o local ideal para mostrar as novidades e criar relacionamento com clientes. Para os produtores que vieram à procura de importador, foram criadas boas condições para abrir espaço para futuros negócios.

De fato, a Vinhos de Portugal tem destinado boa parte de recursos na promoção de seus vinhos, mas de formas variadas. Segundo Nuno, a entidade segue quatro pilares básicos: o de comunicação, o de eventos para profissionais, eventos para consumidor final e, em especial, palestras e cursos de formação de profissionais (cerca de 25% do valor aqui investido). “Este ano, estaremos em doze cidades brasileiras, com pequenos cursos de formação profissional para sommeliers e vendedores de loja.”

Para Nuno, o vinho português não é como os vinhos do Novo Mundo. “Ele precisa ser explicado. Possui aromas diferenciados, e um paladar que há até pouco tempo o público não estava acostumado. Nossas castas são únicas, não existem em outros lugares”, diz Nuno Vale, feliz também com o fato de o vinho ser o produto mais procurado pelo turista brasileiro em Portugal, mais do que azeite ou mesmo roupa. “O brasileiro está procurando cada vez mais os nossos vinhos em Portugal. Então, é importante que estejamos aqui para facilitar o acesso de um público maior a eles”, diz. Isso reflete, para ele, uma evolução do paladar do brasileiro em relação ao vinho. “Hoje o vinho português está sendo considerado um produto de charme. É cool beber um vinho português, além de, certamente, possuir a melhor relação custo benefício do mercado.”

A Vinhos de Portugal é uma marca formada em 2010 para promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos. Atualmente, está presente em 4 continentes e 11 mercados estratégicos. Anualmente, investe cerca de 7 milhões de euros com mais de cem ações de promoção dos vinhos português, o que significa em média uma ação a cada três dias, movendo cerca de 350 profissionais portugueses pelo mundo. Essa ação não tem apenas fins comerciais. Boa parte de seu investimento está concentrada na formação de profissionais e de conscientização do público consumidor. Sua atuação no mercado internacional tornou aquele país, hoje, uma das principais referências quando o assunto é vinho. Hoje, Portugal está entre os dez maiores países exportadores do produto em nível mundial. O Brasil é, hoje, para a Vinhos de Portugal, um mercado estratégico de altíssimo valor, não só pela óbvia afinidade cultural, como pelo notável crescimento do consumo de vinhos finos verificado nos últimos anos. Cerca de 40% de seu orçamento total são destinados ao Brasil e aos Estados Unidos.

mais informações no Brasil com:
Cristina Neves Comunicação & Eventos
Cristina Neves (Relações Públicas Brasil de ViniPortugal) – crisneves@cristinaneves.com.br
Rua Pascal, 1289 – Campo Belo – SP
(55 11) 5093-3246 – (55 11) 5092-3247 – (55 11) 5092-3248

Tags

Deixe seu comentário